Agentes

O agente é a pessoa responsável pelos artistas.

Agentes abordam os promotores de shows e negociam contratos para apresentações ao vivo e basicamente garantem que tudo ocorra dentro do combinado ou por contrato ou acordos.

Um bom agente trabalhará com o promotor para se certificar de que tudo o que o artista precisa estará no no local no dia da apresentação e que há um período reservado para a  passagem do som, se a hospedagem está de acordo com o combinado, se o mapa de palco foi cumprido, se existem assistentes de palco,  e se a chegada dos músicos e saída do palco estão preparadas.

Responsabilidades de um agente

Embora o nível de responsabilidade de um agente possa variar de acordo com a visibilidade da banda com a qual está trabalhando, as tarefas básicas permanecem as mesmas :

A) Gerenciamento para acordar datas de turnês/shows

B) Requisitos financeiros e logísticos

C) Estabelecer objetivos da turnê (por exemplo, promover um novo álbum ou música)

D) Contactar promotores

E) Proporcionar locais shows, contactar com proprietários de casas de shows para verificar datas disponíveis

F) Fechar contratos

G) Negociação de cachês e shows de publicidade

O que ganha um agente, normalmente ganham uma porcentagem sobre o valor pago aos artistas. O valor é limitado aos pagamentos reais por desempenhos e não inclui o dinheiro obtido com as vendas de mercadorias. O arranjo mais comum dá ao agente 15 a 20% do dinheiro pago para um artista para um show

Contratando um agente
Um contrato ajudará a evitar qualquer mal-entendido na estrada e também irá definir o que os músicos esperam do agente e o agente espera da banda.